Olá!
Mais uma vez, venho aqui após muito tempo e sei que é algo que tenho de melhorar. E prometo-vos que o vou fazer!🙏😁
Por aqui, temos apanhado os últimos tomates e morangos da nossa horta e já andamos a pensar quais os vegetais de Inverno e ervas aromáticas que vamos semear.
Ultimamente, tenho andado a pensar em muitas coisas que tenho visto e vivido e acredito que foi Deus quem me tocou para vir aqui hoje, pois tenho a certeza que muitas de vocês estão a passar ou já passaram pelo mesmo.
Com tantas redes sociais e canais de televisão, é facilímo hoje em dia distraírmo-nos e deixarmos passar o tempo em que deveríamos estar a fazer algo em casa ou a dedicar à nossa família. Pelo menos é o que tenho experienciado nos últimos tempos. Acontece-vos o mesmo a vocês?
Vou dar-vos alguns exemplos: sigo alguns canais de YouTube e adoro ver como outras donas-de-casa cuidam das suas casas e cozinham para os seus; como dão o seu melhor para terem uma casa limpa e organizada.
Porém, ao deixar de fazer as minhas coisas na minha casa, estou a negligenciar a tarefa que Deus me deu: cuidar da casa e dos meus. Ser a melhor esposa e dona-de-casa que posso ser para Ele e para o meu marido.
Creio que às vezes perdemos tanto tempo a tentar ser perfeitas em tudo, que acabamos por não fazer nada ou fazêmo-lo à pressa e desleixadamente.
E o que é pior é que começamos a comparar a nossa vida com a dos outros e muitas vezes, a vida dos outros parece-nos melhor, pois têm algo que nós não temos e que queríamos mesmo, mesmo muito. Ou têm aquela família perfeita que nós sempre desejámos ter. Ou, ainda, têm uma casa e uma aparência perfeitas que nós nunca alcançaremos, mas que se conseguíssemos alcançar, nos íam fazer verdadeiramente felizes.
Outro exemplo tem a ver com a alimentação. Já repararm que hoje em dia todos são médicos, nutricionistas, cozinheiros, psicólogos e afins? Todos sabem quais os melhores alimentos para ganhar músculo, quais as melhores dietas para perder peso, quais as melhores dietas para ganhar peso, quais as frutas que fazem crescer o cabelo e quais as sementes milagrosas de que ninguém ouviu falar, mas que afinal são as que vão salvar a humanidade e ao mesmo tempo, livrar-nos das borbulhas e dos pontos negros...😕
Tenho de confessar que fui atrás da conversa de alguns desses suprassumos da rebimboca e quando dei por mim, estávamos a comer carne e ovos como se não houvesse amanhã, pois os legumes afinal são nossos inimigos. Depois, "aprendi" que os sumos naturais fazem mal, que pelos vistos também não devemos comer carne porque é inflamatória, o pão afinal é mau como as cobras e as massas e o arroz foram criados para nos matar...😭
Quando dei por mim, já não sabia o que comer e muito sinceramente, estava a deixar de saber como cozinhar, pois aquelas comidas portuguesas tradicionais que sempre fiz, estavam a ser substituidas por experiências e pratos que muitas das vezes nem sabiam bem e nos deixavam mal dispostos.
O que é que eu aprendi? Que afinal, o meu marido (e eu) gostamos de comer carne, peixe, arroz, massas, frutas e todas aquelas coisas que comemos até hoje e que fazem parte da excelente gastronomia portuguesa.
Que existem pratos de outros países que são deliciosos, mas que são para serem feitos excepcionalmente e que não é por não gostar de quinoa e bagas goji que me preocupo menos com a saúde.
Aprendi que os sumos naturais são deliciosos e que se gostamos deles, vamos continuar a bebê-los e que prefiro ver um sorriso na cara do meu marido quando vê o que lhe ponho no prato, do que um ar de desaprovação de alguém que não conheço de lado nenhum, mas que acha que sabe mais que os outros só porque tem algumas centenas ou milhares de seguidores no YouTube.😊
E não me posso esquecer que o Nuno, como transplantado renal, tem de tomar extra cuidado com a alimentação e que não posso continuar a ir atrás de dietas milagrosas que lhe podem fazer mal e subir em excesso os níveis de proteínas, colesterol e sal.
Como este post já vai longo, vou ficar por aqui, mas gostaria de saber se vocês também já passaram por isto ou se estão a passar e como lidaram (ou estão a lidar) com esta situação.
Eu, vou continuar a seguir os canais de YouTube que realmente edificam e ensinam, mas com conta, peso e medida.😉 Creio que o melhor que temos a fazer é darmos o nosso melhor e cuidarmos da nossa saúde e se queremos perder peso, devemos sim ter uma alimentação variada e fazer exercício. Não é sentados no sofá a ver televisão ou em frente ao computador que vamos perder os quilinhos a mais, pois não?!
Como diz em 1 Coríntios 6:19-20 "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."

You are so right - everyone seems to have the answer and none are the same.
ResponderEliminarI've actually lost 52 pounds since Spring. I'm trying to eat less processed foods and more protein. But I'm also having smaller portions and have found it's enough! Sometimes we just eat what's on our plate and we really don't need it. I've also made it a point to walk a lot, and if I go somewhere, I park further away from the door. This has been working for me!
I know, right? That's why some times we get confused and don't know what to believe... :S
EliminarWow, you are a champion, Mari! Congratulations on loosing that extra weight! I need to do the same...
My husband and I are also walking more and we will start exercising this week.
Keep up the good work, friend!